Blog Inventiva

A Nanotecnologia na guerra contra a celulite

November 06, 2015 16h00 por Cândice Felippi

   

 A guerra no combate à celulite sempre esteve declarada entre as mulheres. A gordura localizada e as estrias não ficam de fora disso. A diferença é que, com o avanço da tecnologia, os males femininos estão com os dias contatos. Hoje, já é possível sentir resultados satisfatórios com o uso prolongado de alguns produtos.

    Na busca pelo corpo perfeito, existe uma preocupação constante por produtos corporais que tenham resultados visíveis. De acordo com os dados do Euromonitor (líder mundial em pesquisa de estratégia para mercados consumidores), o Brasil já ocupa a oitava posição mundial na venda de produtos para tratamento de problemas corporais.

    A lipodistrofia ginóide, popularmente, conhecida como CELULITE, ocorre por três causas distintas: edema resultante do acúmulo de líquido fora das células, causando “inchaço” nas regiões afetadas; alterações na circulação de pequenos vasos sanguíneos da superfície da pele (microcirculação); e diferença na conformação anatômica do tecido subcutâneo das mulheres em comparação com os homens.

    Infelizmente, apenas tratamentos estéticos não são suficientes para eliminar a celulite.

    A boa alimentação e a atividade física devem estar associadas. Depois entram os procedimentos. É verdade, que excessos na dieta, como a ingestão exagerada de álcool, gorduras e carboidratos, ocasionam aumento de peso, acúmulo de gorduras localizadas e, consequentemente, pioram a celulite. Portanto, uma dieta balanceada e individualizada, redução de calorias, vai ajudar a melhorar a celulite, além de deixar você se sentindo muito melhor. O ideal é procurar auxílio de um nutricionista para uma dieta saudável e personalizada. Juntando isso, ao uso de cosméticos diários, a redução da celulite pode sim ser evidente.

    Já os cremes, que segundo alguns médicos, têm ação questionada, por argumentarem que o creme melhora a textura da pele, mas não tem penetração pra atravessar suas camadas, temos uma boa notícia: existem tecnologias, como a nanotecnologia, que tornam as partículas de ativos pequenas e com afinidade pela pele, deixando-as capazes de penetrarem mais profundamente nas camadas da pele e desta forma, agindo de forma eficaz contra a celulite e inclusive medidas.

    A nanotecnologia, é uma ferramenta tecnológica extremamente eficiente, proporcionando às substâncias ativas o tamanho adequado e as características físico-químicas ideais para penetrar nas camadas mais profundas da pele. O controle do tamanho de partícula, bem como do material constituinte da mesma, são parâmetros tecnológicos fundamentais para a potencialização da atividade dos ativos.

    Através deste tipo de tecnologia, pesquisadores desenvolveram um blend de ativos para o combate da celulite. Foram anos de estudos para obtenção de um ativo que tivesse todos os requisitos exigidos pela mulher atual. O NanoSlim Complex®, marca registrada pela Inventiva, contém substâncias extraídas de diferentes plantas. O complexo contém ativos como sinefrina, escina, cafeína, diosgenina e diidromiricetina, todos nanoencapsulados, capazes de promover maior penetração nas camadas da pele e consequentemente, tendo resultados satisfatórios contra a celulite, pior inimiga das mulheres. 

    Os resultados mostraram que o produto promove um aumento da microcirculação sanguínea e como consequência uma melhora no quadro geral da celulite. Através da figura abaixo, é possível observar esse aumento da temperatura nos locais de aplicação de gel contendo o ativo NanoSlim Complex.

Figura: Glúteo de voluntária após 21 dias de uso do NanoSlim Complex 

    Mas, assim como os produtos faciais, os corporais também necessitam de um uso contínuo para a obtenção de resultados. Não podemos esperar a véspera do verão para iniciar seu uso. Como revelam os testes, os resultados foram satisfatórios após 21 dias de uso, o que comprova a importância do uso contínuo desse tipo de produto.

    Então, estamos entrando exatamente na época do ano que temos que correr atrás do atraso, e inicar nossos tratamentos contra celulite, afinal, o verão está aí.

 


Comentários (0)

Nenhum comentário foi feito até o momento, seja o primeiro!


AUTORAS :


Renata Platcheck Raffin
Renata Platcheck Raffin
Farmacêutica, doutora em ciências farmacêuticas, professora do curso de Nanociências e Diretora de Inovação da Inventiva.

Cândice Felippi
Cândice Felippi
Farmacêutica, mestre em ciências farmacêuticas. Diretora da Inventiva há 7 anos.