Blog Inventiva

Lançamento do Blog da Inventiva

September 29, 2015 00h00 por Administrador

Resolvemos lançar o blog da Inventiva para falar sobre novidades da área cosmética e de nanotecnologia. Aqui no blog, leitores poderão ficar por dentro de muitas atualidades da nossa área, pesquisas, eventos e muita inovação.

Todas as dúvidas que tiverem sobre algum assunto publicado, basta fazer um comentário aqui no blog que responderemos todas as dúvidas.

Esperamos que gostem dessa nossa novidade.

Abraços

Cândice e Renata

Conheça abaixo um pouco da nossa história. 

A HISTÓRIA DA INVENTIVA 

Ao fazerem pós-graduação juntas, Cândice Felippi e Renata Raffin perceberam algo em comum entre elas: não queriam apenas dar aula. A vontade era que todos os anos de pesquisa se tornasse algo palpável e prático, para que não ficassem apenas na teoria. Nascia a Inventiva. Com pais empreendedores, a dupla se identificava com o fato de terem acompanhado a trajetória de muito trabalho das suas famílias e tomaram a decisão de seguir os mesmos passos. Vieram pesquisas de mercado, especialização em diversas áreas no Sebrae e, claro, muitos planos.

Em um primeiro momento, e com recursos próprios, investiram em equipamentos. Logo, começaram a ser contempladas com editais do Governo (estadual e federal) fomentados pelo CNPq, Finep, Fapergs e Sebrae RS. Os investimentos recebidos foram voltados para o desenvolvimento de produtos e testes de comprovação de segurança e eficácia. Com um ano de empresa, precisaram mudar de sede, pois o crescimento chegou rápido.

Criada em 2008, a Inventiva é uma empresa composta por sócias altamente especializadas (o que inclui mestrado, doutorado, MBA, pós-doutorado, entre outros títulos). Dividida entre os setores de P&D, Controle de Qualidade, Garantia da Qualidade, Produção, Administrativo, Vendas e Marketing, a empresa conta com mais 40 insumos desenvolvidos – elas começaram com 13 produtos, para diversas aplicações específicas, como proteção da cor dos cabelos e fortalecimento de unhas.

Além da realização de um sonho, a dupla de empreendedoras vê a Inventiva como um filho criado e dando certo. “Sempre quis viver disso. Não era uma experiência apenas para ver se daria certo. Acreditamos no negócio desde o início, mesmo sabendo que o sucesso viria devagar”, comemora Renata. Na visão de Cândice, olhar para trás e ver que tudo valeu a pena é uma grande satisfação: “Quando começamos a ganhar os editais, pensamos: "se o governo acreditou, quem somos nós para duvidar?’”. E ela estava certa.

Dedicação total

Com 35 anos, Renata é casada e tem uma filha de dois anos, a Esther. A pequena é o xodó de toda a equipe. Não bastasse tudo que a Inventiva representa, ela ainda dá aula na Unifra, de Santa Maria, e orienta alunos de mestrado e doutorado, sem contar que tem mais de 28 artigos publicados na área de nanotecnologia.

Ela é elétrica, como disse uma das pessoas de sua equipe, e reconhece isso: “Não consigo ficar parada, enlouqueço todos na minha volta. Me viro nos 30, pois adoro o que faço. Uma palavra apenas não é capaz de me resumir. Para mim, o dia rende 600 horas”, admite.

Múltipla

Se tem algo que Cândice consegue, é fazer várias atividades, inclusive diferentes uma da outra. Aos 33 anos, ela conta que tem veia empreendedora desde pequena, quando começou a demonstrar dons para venda, por exemplo. “Participei de projetos como Jovens Empreendedores, fui monitora de uma infinidade de disciplinas na faculdade. Sempre fui pró-ativa”, revela. A paixão pelo que faz é repetida diversas vezes e, para dar exemplo, detalha uma das decisões mais difíceis da sua vida: “Desisti do doutorado para poder me dedicar à Inventiva. Haja fôlego."

Longe do ambiente profissional, Cândice também é múltipla. Gosta de viajar e estar com os amigos, algo que dá muito valor, pois é o que lhe dá gás para seguir em frente. Também é amante de esportes: ela joga futebol, anda de roller e corre, por exemplo. Toda essa energia foi adquirida também nos diversos lugares onde morou, entre eles, Uruguaiana, Caxias do Sul, Ijuí e Porto Alegre. “Me considero batalhadora. Eu não vim a passeio. Quero fazer coisas não só por mim, penso nos outros também. E tudo tem que ser bem feito”, finaliza.


Comentários (0)

Nenhum comentário foi feito até o momento, seja o primeiro!


AUTORAS :


Renata Platcheck Raffin
Renata Platcheck Raffin
Farmacêutica, doutora em ciências farmacêuticas, professora do curso de Nanociências e Diretora de Inovação da Inventiva.

Cândice Felippi
Cândice Felippi
Farmacêutica, mestre em ciências farmacêuticas. Diretora da Inventiva há 7 anos.