Blog Inventiva

Nanomateriais e os ativos da Inventiva

November 01, 2016 00h00 por Administrador

Nanomateriais são materiais insolúveis ou bio-persistentes, fabricados intencionalmente, caracterizando-se por uma ou mais dimensões externa(s) ou por uma estrutura interna, numa escala de 1 a 100 nm (Definição estabelecida pelo Regulamento (CE) nº 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de 30 de novembro de 2009 sobre cosméticos). Este tipo de material inclui óxidos, metais e carbono nanoestruturados.  São exemplos de nanomateriais as nanopartículas de ouro, prata e os fulerenos. Estes produtos possuem maior risco de acúmulo no organismo e, para sua comercialização no mercado europeu, são necessários testes aprofundados de segurança. Estes produtos também são proibidos em cosméticos orgânicos (segundo a Ecocert).

Por outro lado, os ativos da Inventiva são classificados como nanopartículas lábeis ou biodegradáveis, que se desintegram em suas moléculas originais após aplicação. Teste de biodegradabilidade dos ativos da Inventiva demonstrou biodegradação superior a 85%, sendo enquadrado como biodegradável (valores mínimos de biodegradabilidade variam conforme o produto, mas costumam ser aceitos valores mínimos de 80%). Segundo a resolução europeia, para as nanopartículas lábeis, os testes de segurança convencionais de cosméticos devem ser aplicados.

Destacamos que todos os ativos da Inventiva são testados quanto à segurança em humanos, em empresas terceirizadas, sob orientação de médicos. Nenhum produto da Inventiva é testado em animais.

Desta forma, aos clientes que utilizarem os ativos da Inventiva, informamos que os testes de segurança convencionais devem ser realizados em seus produtos finais, sendo que os ativos não possuem risco de acúmulo e sua biodegradabilidade comprovada garante também a segurança ao meio ambiente dos produtos. A Inventiva tem orgulho em dizer que sua tecnologia própria, nacional, é biodegradável, livre de solventes orgânicos e seus ativos são suspensões aquosas estáveis e de fácil manipulação e armazenagem.

A Inventiva disponibiliza a seus clientes toda documentação necessária para registro e comercialização de produtos contendo seus ativos não apenas no Brasil, mas também nos demais mercados mundiais.


Comentários (0)

Nenhum comentário foi feito até o momento, seja o primeiro!


AUTORAS :


Renata Platcheck Raffin
Renata Platcheck Raffin
Farmacêutica, doutora em ciências farmacêuticas, professora do curso de Nanociências e Diretora de Inovação da Inventiva.

Cândice Felippi
Cândice Felippi
Farmacêutica, mestre em ciências farmacêuticas. Diretora da Inventiva há 7 anos.